Labedu anuncia nova composição de governança a partir de 2026 | Labedu

Labedu anuncia nova composição de governança a partir de 2026

26 de janeiro de 2026

A partir de 2026, o Laboratório de Educação (Labedu) passa a adotar uma nova composição de sua governança, fortalecendo estruturas de liderança e criando condições para transições pactuadas de gestão, em sintonia com os desafios atuais do terceiro setor e os próximos passos da organização.

Nicole Paulet Piedra, que até então dividiu a direção com Andrea Guida e Beatriz Cardoso, assume a direção executiva do Labedu em um mandato de três anos. Além da função executiva, Nicole segue liderando a área técnica de Produção de Conhecimento, onde atua desde 2013, e que sustenta a atuação do Labedu em pesquisa aplicada e incidência em políticas públicas.

Andrea Guida assume integralmente a liderança da Diretoria de Implementação de projetos voltados ao fortalecimento de políticas educacionais e de formação continuada de educadores, áreas às quais tem dedicado sua formação acadêmica e sua trajetória no terceiro setor.

Beatriz Cardoso assume o papel de conselheira estratégica, com a missão de contribuir diretamente para as articulações e a sustentação do pensamento pedagógico que orienta a atuação do Labedu, a partir de sua trajetória, do conhecimento acumulado e de sua atuação nos campos da educação e das políticas públicas.

“Vivemos um momento bastante profícuo no terceiro setor, que pede estruturas capazes de garantir continuidade, escuta e renovação. A sucessão é resultado de um processo construído ao longo do tempo, com confiança e compromisso com o propósito da organização, que dará o fôlego que precisamos para seguir contribuindo com mudanças transformadoras nos sistemas educacionais. O processo que vivemos me traz a tranquilidade de que estamos criando espaço para a consolidação, ao mesmo tempo em que nos abrimos para novas ideias que arejem e potencializem o trabalho que construímos ao longo de mais de uma década”, afirma Beatriz Cardoso.

A nova governança cria condições para ampliar o impacto do Labedu, preservando as qualidades profissionais que marcaram sua história desde a criação. A mudança está ancorada em um sólido balanço que resultou em um mapa que norteará a atuação do Labedu na próxima década.

“Este novo desenho responde de forma consistente à missão e ao plano estratégico da instituição. São esses elementos que orientam a produção de conhecimento sobre e a partir da implementação de projetos em parcerias com redes públicas, endereçada à formulação e ao aprimoramento de políticas educacionais”, destaca Andrea Guida.

Assim, a organização reafirma seu compromisso com uma liderança feminina, intergeracional e colaborativa, iniciando o próximo triênio sob a direção executiva de Nicole Paulet Piedra, que detalha: “Assumir essa posição é dar continuidade a uma visão coletiva, sustentada por pesquisa, experiência de implementação e diálogo com as redes. Esse é o DNA do Labedu desde a sua fundação, construído pelas minhas grandes parceiras Andrea Guida e Beatriz Cardoso. Nossa visão afirma o valor da perspectiva pedagógica como base para o debate sobre políticas públicas e reconhece o papel do terceiro setor como espaço de integração, diálogo e contribuição qualificada para fortalecer os sistemas educacionais. Seguimos juntas com a responsabilidade de fortalecer a formação de educadores em todo o país.”

Compartilhe