8 de maio de 2016
Meses após a exibição da minissérie “O Mundo Secreto dos Bebês – Aprendendo a Falar”, desenvolvida pelo Laboratório de Educação em parceria com o Fantástico, a empresa APPM – Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado analisou a recepção dos três episódios que, estima-se, tenham atingido 40 milhões de brasileiros.
Com uma amostra de 30 pessoas (10 para cada episódio), foram avaliados os seguintes indicadores: recall – primeiras coisas que os espectadores se lembram –, likeability – do que gostaram – e as lições aprendidas – o potencial de mudança de comportamento a partir dos vídeos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados, entrevistas em profundidade e tecnologias biométricas de reconhecimento.
Seguem alguns destaques dentre os resultados encontrados:
De acordo com a pesquisa, entre as principais lições apreendidas pelos espectadores destacaram-se a importância de conversar com o bebê ainda na barriga, de utilizar um vocabulário rico nas interações com as crianças e de reformular as suas frases para que, pouco a pouco, aprendam a pronunciar os sons da língua convencionalmente.
Reveja a minissérie aqui: