"Palavras às professoras que ensinam a ler e a escrever" | Labedu
Publicações

“Palavras às professoras que ensinam a ler e a escrever”

11 de novembro de 2020

O livro oferece um marco geral para compreender “a infraestrutura do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita” que considera as diversas dimensões e condições presentes nesse processo.

Realizamos várias revisões e ajustes para organizar as informações sem simplificá-las, mas apresentando-as de maneira acessível.

Procuramos oferecer uma pauta para a ação, sempre de modo atento em relação a quem a realiza, aportando a fundamentação e a justificativa de cada dimensão em jogo no processo de alfabetização. Acreditamos que só assim é possível deixar de tratar a professora como mera executora de prescrições e atribuir a ela o lugar que merece como produtora de sentido para suas decisões práticas. Com Ana aprendemos que, em respeito profissional a você, professora, devemos evitar manuais fechados ou listas de atividades. Por isso, optamos sempre por materiais abertos (que não impede que sejam estruturados) que permitam incorporar o conhecimento que só a professora tem de seus alunos e dos processos que ocorrem em cada sala de aula.

Receba esta “aula” como um presente que tem o objetivo de orientar decisões pedagógicas relativas ao ensino inicial da leitura e da escrita. Que este livro seja um ponto de partida para que você dialogue com os materiais oficiais e não oficiais que chegam a suas mãos e que ele lhe propicie segurança para decidir o que aproveitar, de que maneira e em que momento.

Faça o download gratuito do livro:
Palavras às professoras que ensinam a ler e escrever

Versão acessível

Autores: Ana Teberosky / Coordenação: Beatriz Cardoso e Angélica Sepúlveda
Edição: Fundação Santillana / Moderna
Parceria: Laboratório de Educação
Ano: 2020

Compartilhe