10 de março de 2025
Os materiais do projeto Aprender com 7 Experiências Fundamentais, desenvolvidos pelo Labedu, começaram a ser adotados na Ucrânia após passarem por adaptações para o idioma e o contexto local. Além da tradução, novas imagens foram incorporadas para representar a população do país. Os cartões interativos e os guias de atividades estão sendo distribuídos tanto em eventos virtuais promovidos pela ONG EdCamp Ukraine quanto em formato impresso, como parte de um projeto de grande escala voltado para a educação infantil no país.
Na semana passada, Beatriz Cardoso e Nicole Paulet Piedra, diretoras do Labedu, participaram online de um desses seminários, o Resiliency Toloka. Durante o evento, especialistas compartilharam experiências sobre como apoiar crianças e adultos em tempos desafiadores. O termo Toloka, em ucraniano, significa um encontro comunitário para alcançar um objetivo comum.
Durante o evento, o Labedu apresentou os materiais a educadores e famílias ucranianas, e enfatizou a importância das relações entre crianças e adultos para o desenvolvimento pleno da infância, afetado também pela interrupção no acesso às escolas em decorrência da guerra que assola o país. Falar sobre a guerra foi, inclusive, um dos destaques na discussão com os participantes, que relataram ouvir com frequência perguntas das crianças sobre o tema.
“As crianças fazem todo tipo de pergunta, das mais simples às mais complexas. É fundamental não responder somente às perguntas fáceis, mas também acolher as desafiadoras. Conviver com um adulto amoroso e paciente, que escuta e dialoga, é uma das melhores coisas que podemos oferecer a elas”, afirmou Beatriz.
Material didático para aprendizado no cotidiano
O conjunto de materiais adaptados para a Ucrânia inclui 49 cartões interativos e guias de atividades, criados para ajudar as famílias a transformar momentos cotidianos em oportunidades de aprendizado. Esses recursos foram planejados para envolver as crianças de forma simples e prática, por meio de conversas, exploração e brincadeiras, sem a necessidade de ferramentas especiais ou planejamento complexo.
Nicole Paulet Piedra destacou que os cartões não são apenas atividades, mas ferramentas para aumentar a atenção ao comportamento das crianças e perceber diferentes aspectos de seu aprendizado e desenvolvimento.
“A criança de hoje é diferente da criança de amanhã. Os cartões nos ajudam a perceber isso, pois, a cada vez que são usados, podem gerar novas observações e interações, revelando diferentes aspectos do aprendizado e desenvolvimento. Mesmo que as famílias nem sempre notem, as crianças estão aprendendo o tempo todo. Esses momentos cotidianos de aprendizado se tornam mais visíveis com os cartões. Ao revisitar os materiais, treinamos nosso olhar para perceber como as crianças pensam, brincam e interagem com o mundo ao seu redor”, explicou.
A colaboração entre o Labedu e a Ucrânia teve início em 2023, por meio de uma articulação com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Ministério da Educação da Ucrânia. O projeto faz parte da iniciativa Aprender com 7 Experiências Fundamentais, que visa promover a educação de qualidade e a troca de práticas pedagógicas entre diferentes contextos.
Assista ao seminário completo: