Projeto Aprender a Estudar Textos encerra ciclo de formação em Várzea Paulista com resultados notáveis | Labedu

Projeto Aprender a Estudar Textos encerra ciclo de formação em Várzea Paulista com resultados notáveis

21 de junho de 2024

Iniciado em 2022 com a rede de ensino municipal de Várzea Paulista (SP), o projeto Aprender a Estudar Textos (AET) encerrou seu ciclo de formações em 2024, após ter impactado positivamente os mais de 100 professores que lecionam para cerca de mil alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. 

Como parte do encerramento, o Labedu elaborou e compartilhou com a rede o relatório de balanço e um livreto que detalha o percurso realizado em parceria com o município. Esse material visa informar e compartilhar com professores, professoras e a comunidade escolar as atividades realizadas e as conquistas obtidas no processo de aprendizagem das crianças. Além disso, foram emitidos os certificados para as professoras com frequência acima de 75% da carga horária formativa.

Após dois anos de estudos e de muito trabalho, todos os educadores de Várzea Paulista que participaram do projeto acumularam referências que permitem consolidar uma nova prática de leitura e de estudo de textos acadêmicos com os estudantes de 4º e 5º ano. Resultado de estudo, prática e reflexão sobre a prática, esses educadores têm agora um entendimento ampliado sobre como ler e estudar esses textos.

Isso permite estabelecer, a partir desse momento, um planejamento de atividades mais consciente dos desafios de leitura, uma interlocução mais significativa com os estudantes sobre os conteúdos de História e uma melhor experiência de aprendizagem. 

Para Bruna Caruso, coordenadora do projeto pelo Labedu, a experiência no município marcou um ciclo de transformações. “Consolidamos o encerramento deste projeto compartilhando resultados excelentes, e uma série de experiências valiosas também para o Labedu, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Várzea Paulista. Desejamos muito sucesso, e que as aprendizagens desses dois anos sejam a oportunidade de novas conquistas na educação que hoje se realiza no município.”

O AET está atualmente em andamento em outros 17 municípios: Francisco Morato, no estado de São Paulo, e outros 16 no Maranhão: Apicum-Açu, Araguan, Bequimão, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Lagoa do Mato, Luís Domingues, Maracaçumé, Nova Olinda do Maranhão, Palmeirândia, Passagem Franca, Porto Rico do Maranhão, Santa Helena, São Domingos do Azeitão e Sucupira do Riachão.

Saiba mais sobre a pesquisa que evidenciou os resultados positivos do AET em Várzea Paulista

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