Reabertura das escolas: dilemas e caminhos | Labedu
Entrevistas

Reabertura das escolas: dilemas e caminhos

8 de outubro de 2020

Beatriz Cardoso, presidente do Laboratório de Educação, fala sobre o assunto no programa Opinião da TV Cultura

Um dos maiores desafios enfrentados no nosso sistema educacional é a desigualdade nas condições de aprendizagem oferecidas às crianças. Os resultados abaixo do esperado nas diferentes áreas do conhecimento são apenas um reflexo desse quadro. 

Agora, com a pandemia da Covid-19, as barreiras se tornaram ainda maiores. É o que aponta nossa presidente, Beatriz Cardoso, em entrevista ao programa Opinião da TV Cultura:

Foi um período bastante complicado e muito desigual. E eu acho que esse é o maior problema que nós enfrentamos aqui. A gente já é um país que vem um passivo grande onde havia muita oscilação entre o que as crianças tinham acesso em termos de educação. E nesse momento essa desigualdade aumentou. Então nós temos um desafio muito grande que é, além de carregar os desafios que a gente já tinha, a gente tem ainda que enfrentar como minimizar esse fluxo que foi criado agora."

Entre tantos obstáculos que a pandemia impôs, podemos destacar o fechamento das escolas e o ensino a distância. A maioria das instituições, professores e estudantes não estavam preparados para lidar com esse novo cenário. Por outro lado, o distanciamento social foi e continua sendo medida essencial de proteção contra o novo coronavírus.  

Por isso, a reabertura das escolas é um tema que divide opiniões na sociedade. No programa, Beatriz discutiu as várias facetas do assunto ao lado da educadora Anna Altenfelder, presidente do CENPEC. Abaixo, você assiste a conversa na íntegra:

Compartilhe