Você já pensou em apoiar uma ONG? Sabe quais os desafios enfrentados por estas instituições? Sabe que trabalhos realizam? | Labedu

Você já pensou em apoiar uma ONG? Sabe quais os desafios enfrentados por estas instituições? Sabe que trabalhos realizam?

25 de agosto de 2022

Por definição, o terceiro setor – composto por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos – atua nas brechas deixadas pelos setores público e privado, buscando a promoção do bem-estar social por meio de ações e parcerias nas áreas da saúde, educação, cultura, meio ambiente, entre outras. Uma entidade do terceiro setor que tenha competência técnica, visão e transparência é capaz de servir como articuladora entre instituições, com vistas a enfrentar desafios públicos relevantes sem fazer "por", mas agindo junto ao Estado. No Laboratório de Educação, entendemos que é possível desenvolver uma colaboração intersetorial produtiva a partir do mapeamento dos diferentes papéis e da identificação das dificuldades e potenciais de cada ator, de forma a evitar a sobreposição de responsabilidades. No campo educacional, advogamos pela necessidade de investir na produção de conhecimento baseado em pesquisas realizadas em contextos reais de implementação de políticas públicas. Estamos em busca de mecanismos para fortalecer as estruturas públicas e escalar nosso know-how adquirido e testado na prática.

Considerando esse papel, não é difícil perceber que ONGs são importantes atores sociais para um país, conferindo benefícios relevantes para a população. Mas, isso só se faz possível quando existem equipes qualificadas alocadas de forma permanente nestas instituições, responsáveis por todas as etapas de um projeto, desde o diagnóstico e a pesquisa, até a implementação. Para realizar um trabalho sério, em que cada nova iniciativa de fato incorpore as lições de trabalhos anteriores, mantendo um olhar crítico, é fundamental que haja continuidade entre todas as pontas do processo.

A sustentabilidade financeira, nesse sentido, gera condições para fomentar a renovação e a inovação nas áreas sociais, garantindo que uma diversidade de abordagens se some aos processos de transformação. Desta forma, as doações se tornam essenciais para o fortalecimento do terceiro setor. Investir em Organizações Não Governamentais contribui diretamente para o aprimoramento das metodologias e estratégias utilizadas para responder às necessidades públicas, já que favorece a consolidação de quadros técnicos, com know-how especializado não só em seu campo específico de atuação, como também nos processos de colaboração com os setores público e privado.

Que barreiras ou dificuldades podem impactar a capacidade de uma organização não governamental em gerar as mudanças esperadas?

O principal desafio que está posto para instituições desta natureza é, sem dúvida, a sustentabilidade financeira, já que exige um constante realinhamento com a variedade de estratégias e modelos de apoio disponíveis, geralmente espelhados numa lógica anual de investimentos, com expectativa de resultados a curto prazo. No entanto, dada a complexidade dos problemas sociais em nosso país, raramente um ano é suficiente para que as mudanças provocadas nos territórios se consolidem e sejam apropriadas pelas estruturas locais. Em 12 meses, uma instituição como a nossa consegue alcançar impactos, mas que ainda dependam de ações diretas para serem mantidos. É preciso incorporar no desenho dos projetos um período de transição intencional, que garanta a transferência e apropriação de conhecimento, de forma a garantir a sustentabilidade das mudanças.  

Além disto, a estruturação do financiamento por projetos anuais dificulta a manutenção do quadro técnico quando concluída a implementação do ciclo de ações vinculadas a um determinado apoiador. O Labedu entende a constituição de equipes e a qualificação permanente de profissionais experientes e comprometidos como um valor da organização. É o nosso repertório coletivo que ajuda a revisitar estratégias, corrigir rumos e garantir adaptabilidade frente a diversos cenários. Por isso, buscamos desenvolver condições financeiras que permitam a continuidade da equipe nos entre-projetos, bem como responder a necessidades e oportunidades inesperadas que cada contexto apresenta, sem colocar em risco a sustentabilidade da própria instituição.

O principal canal de investimento do Labedu tem sido o apoio de institutos, fundações e empresas privadas, que têm a Educação entre suas prioridades e estratégias. Existem, no entanto, outras formas de apoio a ONGs como a nossa. Pessoas físicas podem doar parte de seu Imposto de Renda, fazer doações mensais diretas, transformar parte do valor da conta em lojas e supermercados em micro-doações. Divulgar a ação de ONGs e tornar público o seu apoio também ajuda a criar reconhecimento social entre seus pares, iniciando uma cultura de doações que pode fazer uma grande diferença. Qualquer pessoa pode investir em Organizações Não Governamentais, criando elos entre o poder público e entidades do terceiro setor a fim de gerar impacto positivo na sociedade. 

Apoiando o Laboratório de Educação, você contribui para que os projetos atinjam diretamente:

 

E então, vamos juntos abraçar essa causa? Comece hoje mesmo a fazer a diferença clicando aqui. E para saber como doar seu Imposto de Renda, leia o passo a passo neste link.

Compartilhe