Perto e longe | Labedu

Perto e longe

Onde? No museu.

Quanto tempo? 5 a 10 minutos.

 

ATIVIDADE

Algumas obras de arte são muito diferentes quando vistas de perto ou de longe. Certos detalhes talvez só possam ser observados quando vistos com proximidade, enquanto que outras vezes só é possível ver uma figura com definição quando estamos à distância. É interessante fazer esse exercício do olhar com a criança. Convide-a a aproximar-se junto com você de algum dos trabalhos expostos e comentem o que notam. Em seguida, afastem-se e falem sobre o que observam dessa nova perspectiva. Alterne algumas vezes esse movimento, percebendo as reações da criança.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao se aproximar e se afastar da obra de arte, a criança começa a criar noções de perspectiva. Ela também aguça sua sensibilidade artística à medida que nota detalhes ou figuras mais amplas e que se relaciona espacialmente com os trabalhos expostos. Ao falar sobre suas impressões e percepções, a criança ainda exercita a linguagem e amplia seu vocabulário.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades