fbpx

Pinturas e disfarces

Onde? No banheiro.

Quanto tempo? 10 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Uma brincadeira divertida para fazer com a criança antes do banho é criar pinturas faciais com tinta apropriada. Sentem-se juntos na frente do espelho e inventem jeitos divertidos de colorir o rosto. Você pode entrar na brincadeira e se pintar também. Vale fazer desenhos abstratos, figuras definidas ou pinturas imitando um animal, por exemplo. O importante é dar asas à imaginação!

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

A criança pequena ainda não consegue ter uma percepção corporal apurada ou identificar-se com seu reflexo. Nesse momento da vida a relação com o corpo é muito importante para que futuramente ela se sinta cada vez mais confortável e consciente em relação a ele. Ao brincar no espelho, a criança começará aos poucos a reconhecer seu reflexo, construir uma autoimagem e relacionar o vocabulário que nomeia cada parte do corpo com o respectivo lugar a que ele se refere. A troca de olhares que acontece nesse momento também é uma forma de fortalecer o vínculo afetivo com a criança. Além disso, as pinturas corporais são lúdicas e as sensações que a tinta, os dedos ou pincéis geram na pele são estímulos táteis interessantes para os pequenos. A possibilidade de se sujar e se observar de diferentes formas também é divertida e intrigante para as crianças.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Compartilhe
Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades

Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.