Tecnologia a serviço das crianças | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Tecnologia a serviço das crianças

25 de abril de 2014

A tecnologia que temos hoje pode ser utilizada para melhorar as condições para as pessoas, principalmente para as crianças. Veja um exemplo.

Embora as crianças consigam muitas vezes aprender sozinhas, existem algumas que precisam de certa ajuda e, por diferentes motivos, não aprendem nos moldes convencionais aos quais estamos acostumados. Mas, considerando que todas as crianças possuem a incrível capacidade de aprender, nós, adultos, só precisamos ser mais pacientes e tolerantes, e entender que cada um tem o seu modo próprio e tempo de aprendizagem.

Neste contexto, considerando todo o potencial da criança, um pai viu sua filha pequena necessitar de uma ajuda para poder avançar. Devido a um erro médico, a menina sofreu uma paralisia cerebral e isso mudou a forma com que ela passou a interagir com o mundo. Por não poder falar, tinha muita dificuldade em se comunicar e se fazer entender.

Com um pouco de criatividade e muita determinação, o pai conseguiu desenvolver um aplicativo que pudesse “falar” pela filha. Nele, há diversas opções de sentimentos, ações, preferências de comidas, roupas etc. O aplicativo conseguiu abrir um novo mundo para a menina. Ela rapidamente aprendeu a utilizar o aparelho, fazendo com que se expressar fosse uma tarefa menos trabalhosa e mais natural.

Apelidado de Livox, o aplicativo tem ajudado crianças no mundo inteiro a se comunicar com outras pessoas.

livox

Cada criança exige certo tipo de atenção. É papel dos pais e outros adultos fazer com que elas obtenham o aprendizado que merecem e não fiquem frustradas, se debatendo com os meios convencionais. O mundo está aberto para a criação e novas ideias. A partir delas podemos, pouco a pouco, apoiar e aprender sobre o desenvolvimento infantil e a incrível capacidade de aprendizado das crianças.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar