Um mergulho nas ilustrações | Labedu

Um mergulho nas ilustrações

Onde? No quarto.

Quanto tempo? 5 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Alguns livros são sempre muito apreciados pelas crianças e lidos e relidos várias vezes para elas! Você pode escolher um livro bem familiar para a criança e mostrar as ilustrações, conversando sobre elas. Tente fazer perguntas como: “Viu que ratinho pequeno?”; “Quem é esse personagem?”; “Quantos cogumelos têm aqui? Vamos contar juntos?”; “De que cor é essa almofada?”.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao conversar com a criança dessa forma, retomando um livro bem conhecido, ela relaciona a descrição escrita com a cena ilustrada, fazendo a ligação entre duas formas de representação diferentes. Por meio de perguntas, você pode ampliar o repertório de conhecimento da criança para além do livro, como por exemplo: exercitar a contagem numérica e descrever elementos das imagens utilizando adjetivos como “pequeno”, “grande”, “colorido”, “alto”, “baixo”, etc. Do ponto de vista da linguagem, amplia o vocabulário e a capacidade de descrever pessoas, ambientes e objetos.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades