Toda Criança Pode Aprender - Formação de Mediadores de Aprendizagem 2021 | Labedu

Toda Criança Pode Aprender – Formação de Mediadores de Aprendizagem 2021

FORA DA ESCOLA . 2021

Toda Criança Pode Aprender é uma metodologia de sensibilização que tem por objetivo influenciar as práticas cotidianas dos adultos que interagem com crianças de 0 a 6 anos em contextos não formais de educação, potencializando as oportunidades de aprendizagem oferecidas para além da escola.

Resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, a implementação deste novo piloto está ocorrendo com o apoio da Biblioteca Monteiro Lobato, que já promove em seu espaço a convivência, interação e vínculo das crianças com seus responsáveis.

Objetivos:

  • Apurar o olhar dos adultos para identificar e ampliar as oportunidades de aprendizagem das crianças de 0 a 6 anos fora do contexto escolar.
  • Dar ferramentas para que os adultos cuidadores possam enxergar e registrar conquistas do processo de aprendizagem das crianças, tendo em vista as especificidades da Primeira Infância.
  • Identificar pessoas-chave que já possuem interlocução com as famílias de crianças pequenas e compreender o escopo de sua atuação, bem como o potencial para serem agentes “mediadores” desse trabalho.

Dividimos nossa atuação em três frentes:

1. Ciclos de encontros online

Os conteúdos dos encontros de sensibilização e formação têm como referência as 7 Experiências Fundamentais na Infância, um material desenvolvido pelo Laboratório de Educação para apoiar os adultos na identificação de vivências e interações que potencializam a aprendizagem das crianças no dia a dia.

Para tratá-los de maneira ajustada às necessidades de cada ator, dividimos os adultos em dois grupos:

Familiares e cuidadores

Foco na sensibilização acerca do potencial educativo de suas interações, desconstruindo a ideia de que se aprende só na escola. 

Educadores

Aprofundamento de conhecimentos práticos (e teóricos) para o fortalecimento da relação escola-família, trazendo para o debate as mudanças e desafios enfrentados pelas equipes nesse diálogo com as famílias, especialmente durante a pandemia de Covid-19.

Entre agosto e novembro de 2021, o primeiro ciclo envolverá a realização de 10 encontros online, sendo 5 com o grupo de educadores e 5 com as famílias. A proposta é que os encontros se articulem e se retroalimentem ao longo dos meses. 

 

2. Disseminação de conteúdos online

Criamos uma lista de transmissão no WhatsApp com 93 famílias interessadas em receber, quinzenalmente, conteúdos produzidos pelo Laboratório de Educação. 

Por meio de vídeos, cards e áudios também baseados nas 7 Experiências Fundamentais da infância, buscamos:

  • Potencializar as interações que já são parte da rotina doméstica e contribuir para o fortalecimento de vínculo em momentos do cotidiano. Para isso, apresentamos sugestões de como incorporar no dia a dia conversas e brincadeiras simples com as crianças, chamando atenção para o que elas podem pensar, dizer ou fazer a depender da faixa etária.
  • Dar acesso a situações de leitura em voz alta de livros de literatura infantil (especialmente para crianças que não possuem livros em casa e cujos cuidadores enfrentam limitações relacionadas à própria alfabetização).

A inscrição foi aberta para todas as famílias do território no entorno da Biblioteca Monteiro Lobato, bem como de instituições parceiras da mesma. Caso você também deseje se cadastrar, entre no grupo clicando aqui.

 

3. Distribuição de materiais físicos

Distribuímos folhetos, cartazes e adesivos com mensagens que convidam os adultos a refletir sobre seu papel no desenvolvimento das crianças do seu entorno.

Isto por acreditarmos na importância de fortalecer uma comunidade de atores implicados na educação das crianças e na construção de um território educativo. Toda criança pode aprender: Todo adulto educa”

 

Veja alguns exemplos de materiais utilizados:

Compartilhe

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar