DENTRO E FORA DA ESCOLA . 2022
Em 2022 encerramos a primeira fase (2020 – 2022) do projeto Aprender: Dentro e Fora da Escola no estado do Maranhão. Ao longo destes três anos, o projeto contribuiu para a qualificação de profissionais atuantes na Educação Infantil em todo o Estado, tendo sido implementado de forma direta nos municípios Capinzal do Norte, Lima Campos, Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes e Trizidela do Vale e escalado para outros 212 municípios maranhenses através do Pacto pela Aprendizagem, programa liderado pela Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão (SEDUC – MA) para concretizar o Regime de Colaboração interfederativa na área de Educação. A formação de Diretores, Supervisores e Coordenadores Pedagógicos de Educação Infantil e Agentes Pedagógicos Municipais foi realizada diretamente pela equipe do Laboratório de Educação nos cinco municípios do Médio Mearim e ampliado ao resto do território pelos quadros técnicos do Estado através dos Articuladores Pedagógicos Regionais (APRs).
O projeto Aprender: Dentro e Fora da Escola tem como propósito potencializar o aprendizado de crianças de 0 a 6 anos, dando condições para que se desenvolvam da melhor maneira possível. O projeto impactou, ao longo desta primeira fase, mais de 24 mil Professores, Gestores e Coordenadores Pedagógicos maranhenses e passou a ser parte da Política Pública de Formação Continuada do Estado do Maranhão para a Educação Infantil.
Veja abaixo os números de 2022 do projeto Aprender: Dentro e Fora da Escola:
Dentre os principais objetivos alcançados nos 5 municípios destacamos:
– A institucionalização de ações de formação continuada com Coordenadores Pedagógicos e Diretores Escolares;
– O planejamento e realização de atividades mais interativas e desafiadoras que resultaram na participação ativa das crianças na construção de suas aprendizagens;
– A mudança de percepção sobre o potencial de aprendizagem das crianças por parte dos educadores e das famílias;
– A criação de contextos favoráveis ao estreitamento da relação entre escola e família;
Outro destaque que merece atenção é a ampliação do tempo dedicado pelas professoras a situações de leitura de livros de literatura infantil que, em 2022, foi quatro vezes maior, representando um aumento de 400% se comparado aos dois anos anteriores de projeto. Também foi flagrante o aumento do tempo em que houve interação entre professoras e crianças durante a realização da leitura em sala de aula. A organização do acervo de livros infantis no ambiente escolar foi outro ponto que chamou a atenção nessa fase de implementação do projeto. Nas cinco escolas participantes, que juntas contabilizam entre dez e dezesseis turmas, foi notória a implementação da prática de separar e organizar os livros de acordo com orientações pedagógicas. Os resultados estão documentados no episódio 3 de uma série audiovisual elaborada pelo Laboratório de Educação. A série, composta por um documentário e cinco vídeos curtos (todos disponíveis em nosso canal do YouTube) compila os resultados acima destacados. Por meio de depoimentos de participantes dos cinco municípios contemplados pelo projeto, é possível apreender as aprendizagens e transformações conquistadas na prática ao longo desses três anos. No documentário, destacam-se mudanças importantes em relação a uma maior equidade e ao acesso de livros de qualidade estética e literária, como ilustra a reflexão da Diretora Glaucia Leite de Menezes Bezerra de Trizidela do Vale no extrato do vídeo a seguir:
O depoimento da Articuladora Pedagógica Regional (APR) de Pedreiras, Ana Katia, é um exemplo de como as ações realizadas nos cinco municípios também reverberaram nas formações promovidas pelo Pacto pela Aprendizagem e consequentemente para a Educação Infantil dos outros 212 municípios maranhenses:
A inserção da educação infantil nas ações estratégicas do regime de colaboração do Estado junto aos municípios constitui uma das principais conquistas do projeto, visando à sustentabilidade e escalabilidade de suas ações. No diagrama a seguir é possível compreender os ciclos formativos que envolvem as equipes do Laboratório de Educação, da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, bem como seus representantes regionais (APRs) e municipais (APMs). As ações formativas acontecem concomitantemente, em escala e conduzidas por diferentes atores.
AÇÕES ARTICULADAS DENTRO E FORA DA ESCOLA
No início do projeto, no contexto da pandemia de Covid-19, o Aprender: Dentro e Fora da Escola foi desenvolvido sobre dois eixos:
– Eixo Formação: visando a formação continuada dos quadros locais de Educação Infantil;
– Eixo Mobilização: produção e envio de materiais para as famílias das crianças matriculadas na Educação Infantil das escolas participantes no projeto que, temporariamente, ficaram sem acesso à escola.
Em 2022, o projeto Aprender: Dentro e Fora da Escola esteve focado no eixo Formação, mas manteve o fortalecimento da interação entre escola e famílias, promovendo a distribuição de quatro títulos de literatura infantil em parceria com o Itaú Social, somando 23.180 exemplares distribuídos para crianças entre 0 e 6 anos. Além das atividades de leitura já realizadas em sala de aula, a distribuição de livros através do projeto permitiu que a prática de leitura fosse inserida também no convívio familiar e em grupo, aumentando os laços das crianças com a família. Outro ponto positivo é que a leitura também se tornou um hábito para os familiares das crianças, criando, dessa forma, um ciclo de aprendizagem. A distribuição de materiais para as famílias de crianças matriculadas nas escolas maranhenses fortalece uma comunidade de atores implicados na educação das crianças e na construção de um território educativo. Os resultados dessa parte do trabalho pode ser conferido no episódio 4 da série audiovisual sobre o projeto, com alguns depoimentos sobre o tema, por parte de quem está envolvido no projeto.
EVENTOS DE CULMINÂNCIA E APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLHIDOS AO LONGO DE TRÊS ANOS DE PROJETO
Celebrando a primeira fase (2020 – 2022) do projeto Aprender: Dentro e Fora da Escola, no dia 11 de novembro de 2022 foram realizados, nos municípios de Pedreiras (MA) e Dom Pedro (MA), eventos de culminância que contaram com a participação de beneficiários diretos do projeto: Diretores, Supervisores e Coordenadores Pedagógicos de Educação Infantil, além de Agentes Pedagógicos Municipais e Secretários de Educação. A equipe da Secretaria da Educação do Estado do Maranhão (SEDUC) também esteve presente representada pela Agente Pedagógica Regional (APR) e pelo gestor da URE de Pedreiras.
Nos encontros, exibimos pela primeira vez o documentário que sintetiza as transformações conquistadas na prática ao longo desses três anos, bem como os dados quantitativos que revelam os impactos do projeto. Na ocasião, a Secretária de Educação de Santo Antônio dos Lopes, Raimunda Sousa Carvalho Nascimento, fez uma convocatória ao seu grupo de Diretores para que deem continuidade à implementação de uma Educação Infantil condizente com o que se defende no Documento Curricular do Território Maranhense – DCTMA.
Como em todo projeto que visa à sustentabilidade das mudanças promovidas, torna-se necessário investir na consolidação das práticas pedagógicas e de gestão escolar conquistadas até aqui e, acima de tudo, na garantia de condições para que o processo formativo seja regular e contínuo. O projeto Aprender: Dentro e Fora da Escola permanece em implementação pelos próximos três anos (2023-2025).