10 de outubro de 2014
Será que os professores veem tudo o que acontece com nossos filhos na escola? E será que eles nos contam o que acontece quando nenhum adulto está olhando? Como saber e acompanhar o que ocorre no dia a dia dos pequenos, sem sermos invasivos, mas também sem deixar de saber o que se passa de relevante?
A escola é um ambiente de interação social intensa para as crianças. É lá que elas formam as suas primeiras grandes amizades, precisam lidar com pessoas que eventualmente não gostam e aprender a ficar sozinha com pessoas que não são de seu círculo familiar…
Assim, acompanhar e conversar com as crianças sobre o que acontece na escola é essencial. Entender como estão lidando com as pessoas, com os espaço e as situações é uma ótima maneira de compreender as emoções e sentimentos dos filhos.
Às vezes, porém, crianças tendem a se fechar e quando perguntamos “como foi a escola?” as respostas variam pouco.
Algumas crianças contam o que aconteceu e vão além de palavras generalizantes como “tudo bem” ou “legal”. Mas nem todas…
O que fazer então para entender o que está acontecendo na vida de seu filho? Forçar a obtenção de informações de crianças nunca é um bom método.
Com isso em mente, Elizabeth – uma jornalista e mãe – criou 25 perguntas que fogem da clássica “como foi a escola?” e ampliam o possibilidade de respostas sem forçar a criança a um intenso questionário.
Essas perguntas podem abrir espaços para novas conversas e conhecimentos mútuos.