Brincadeiras no espelho | Labedu

Brincadeiras no espelho

Onde? No banheiro.

Quanto tempo? 5 a 10 minutos.

 

ATIVIDADE

Que tal usar o espelho do banheiro para brincar com a criança? Você pode segurá-la no colo de uma forma que ela consiga ver o seu rosto, o reflexo dele e também o próprio rosto e/ou corpo. Faça caretas engraçadas, ou toque partes do corpo da criança dizendo o nome delas. Você também pode apontar os reflexos e dizer quem são as pessoas que estão aparecendo no espelho. Deixe a criança experimentar tocar no espelho, aproxime-a e afaste-a do reflexo.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Crianças pequenas ainda não conseguem ter uma percepção corporal apurada ou identificar-se com seu reflexo. Nesse momento da vida a relação com o corpo é muito importante para que futuramente ela se sinta cada vez mais confortável e consciente em relação a ele. Ao brincar no espelho, a criança começará aos poucos a reconhecer seu reflexo, construir uma autoimagem e relacionar o vocabulário que nomeia cada parte do corpo com o respectivo lugar a que ele se refere. A troca de olhares que acontece nesse momento também é uma forma de fortalecer o vínculo afetivo com a criança.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades