Livro de receitas | Labedu

Livro de receitas

Onde? Na cozinha.

Quanto tempo? 10 a 3o minutos.

 

ATIVIDADE

Que tal criar um livro de receitas com a criança? Vocês podem utilizar um caderno para anotar diferentes opções de pratos ou mesmo fazer um arquivo no computador. A criança pode participar escrevendo os ingredientes, o modo de fazer e também ilustrando cada uma das receitas que vocês acrescentarem. Caso optem pela ideia de fazer no computador, há programas que permitem criar desenhos. Escolhendo usar o papel, é interessante variar nas técnicas de ilustração, utilizando materiais como recortes, tinta, lápis de cor ou canetinha. A pesquisa das receitas pode acontecer com membros da família e pessoas conhecidas, gerando uma troca interessante de dicas culinárias. E, claro, sempre é uma boa ideia fazer as receitas junto com a criança, antes ou depois de acrescentá-las à coleção de vocês. Nesse caso, também vale fotografar o prato e arquivar junto!

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Elaborar um livro de receitas é um ótimo jeito de treinar o vocabulário, exercitar a leitura e a escrita e despertar a criatividade. Produzir as ilustrações não é a única forma de dar asas à imaginação. O repertório de receitas, os processos culinários e os ingredientes também ajudam a inventar pratos e instigam a curiosidade por novos sabores. Além disso, a conversa com pessoas conhecidas sobre segredos culinários e novas receitas pode retomar tradições familiares, comunitárias ou regionais, convidando a criança a participar desse universo socioafetivo.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades