Brincar, sim, e ao ar livre! | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Brincar, sim, e ao ar livre!

Imagem retirada de Pixabay.
28 de novembro de 2018

Será que aproveitamos bem os dias de sol para brincar com as crianças ao ar livre? E será que sabemos tudo o que elas aprendem dessa forma?

Já tratamos, aqui, sobre a importância do brincar no desenvolvimento das crianças e também já oferecemos dicas de brincadeiras que podem ser realizadas com elas (aqui e aqui). Podemos, então, pensar se estamos favorecendo oportunidades frequentes de brincadeiras também em ambientes externos. Afinal, além de se divertir, as crianças podem aprender um bocado.

Um dos posts publicados pelo blog “Brasileirinhos”, intitulado “Te espero lá fora”, apresentou o valor de situações em que as crianças brincam ao ar livre e o que podem aprender a partir disto, especialmente quando os dias de sol são raros, para quem vive em regiões bem frias. Indicamos a leitura integral do post, mas elegemos alguns dos aspectos salientados por lá para chamar a atenção sobre algumas das aprendizagens que ocorrem nessas situações.


E, depois de conhecer um pouco do tanto que aprendem os pequenos brincando fora de casa, que tal aproveitarmos os dias de sol – que com o outono e a proximidade do inverno tendem a ser menos frequentes em algumas regiões do Brasil – para levar a meninada para o quintal, para o jardim, para praças, para parques ou para praias? Não importa o lugar, importa é sentir os cabelos ao vento e explorar tudo o que o ambiente externo proporciona! Vamos lá?

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar