Trilhas suspensas na Mata Atlântica são principal atrativo do Parque Ecológico Imigrantes
Dicas Práticas e indicações

Trilhas suspensas na Mata Atlântica são principal atrativo do Parque Ecológico Imigrantes

Foto: Divulgação
3 de abril de 2019

Localizado na região metropolitana de São Paulo, o parque oferece opções de lazer acessível e sustentável.

A 35 quilômetros do centro de São Paulo, é possível trocar a correria (e a poluição) por uma imersão em 484 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada no Parque Ecológico Imigrantes.

Inaugurado em novembro em São Bernardo do Campo (no ABC paulista), às margens da rodovia que leva o mesmo nome, o projeto recebeu investimentos de R$14 milhões da Fundação Kunito Miyasaka, ligada à comunidade japonesa no Brasil. O objetivo é incentivar a conservação dessa área verde numa região tão devastada ecologicamente e que vem sofrendo cada vez mais os efeitos da poluição na Grande São Paulo. Além disso, busca incentivar pesquisas no campo da educação ambiental e promover o lazer da comunidade.

Visitas gratuitas e monitoradas

Um dos maiores atrativos do local é a trilha suspensa, que permite atravessar o parque caminhando por uma passarela sobre as copas das árvores. Também estão disponíveis 5 trilhas diferentes, onde é possível conhecer a flora e a história das ações do homem naquele pedaço específico de natureza. Três lagos artificiais criados a partir da captação de água da chuva e um jardim sensorial são outras atrações consideradas imperdíveis. Para atender a públicos diversos, as trilhas são curtas e com poucos obstáculos para facilitar o acesso de todos, sendo também adaptadas para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

Segundo os administradores, o parque recebe um fluxo de 300 pessoas por dia. As visitas, sempre monitoradas, são gratuitas e devem ser agendadas pelo site.

Construção sustentável

O espaço foi projetado de maneira sustentável, utilizando aço reciclável para erguer suas passarelas e sem a necessidade de soldagem no solo. A estrutura é composta, em 70%, por sobras de madeira, como serragem, e os outros 30% são resíduos plásticos, incluindo garrafas PET. O parque também conta com dois elevadores que atendem aos idosos e pessoas com mobilidade reduzida, tornando este um ambiente inclusivo. Com imagens aéreas e passeios por algumas das trilhas, esse vídeo independente dá uma amostra de como é a experiência:

O parque oferece uma ótima oportunidade para aproximar as crianças da natureza. Essa interação alimenta a curiosidade, fortalece o brincar livre e ainda contribui para a compreensão de que é fundamental cuidar de toda e qualquer espécie de ser vivo que nos cerca. Estamos todos ligados e dependemos uns dos outros para existir.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar