Contações e contadores: compartilhando histórias e tradições | Labedu
Casos e Referências

Contações e contadores: compartilhando histórias e tradições

Imagem retirada de Cia Conta Causos.
22 de junho de 2016

Você sabia que a arte de contar histórias é algo muito antigo? Essa tradição é parte dos costumes de muitos povos ao redor do mundo e ao longo do tempo.

Quem nunca se deliciou escutando um narrador habilidoso contar uma história? A entonação da voz, a maneira de descrever detalhes, as ênfases e suspenses escolhidos… Esses elementos prendem a atenção dos ouvintes, que criam um relacionamento com os personagens e acontecimentos das mais particulares maneiras.

A importância de contar histórias é algo que permeia a trajetória cultural humana. Antes dos registros escritos, a transmissão oral era a maneira de manter vivas as tradições e os conhecimentos dos povos, que passavam suas descobertas sobre o mundo de geração em geração. Mesmo depois da invenção da escrita, a contação de histórias não deixou de ser um modo especial de comunicação e compartilhamento, encantando crianças e adultos.

Embora existam contadores profissionais, que dominam a arte de narrar, a leitura em voz alta – em casa e na escola – não deixa de ser uma forma de aproximar as crianças do universo maravilhoso das histórias e da tradição da contação. Quando o adulto lê para a criança, a convida a vivenciar junto com ele as experiências do enredo. Sua entonação dará sentido prático ao significado das palavras e à sequência da narrativa, aproximando a criança do mundo da linguagem e da cultura.

Homenageando essa importante função do contador de histórias, a Cia Conta Causos publicou um post mostrando diferentes contextos e épocas em que os contadores foram retratados. Compartilhamos aqui três imagens dentre as disponibilizadas no site e convidamos os leitores a mergulhar nesse mundo maravilhoso e envolvente!

Contadores

Contadores 1

E para conhecer histórias que podem ser apreciadas com as crianças:

Espaço de Leitura

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar