Cores, formas, sons e cheiros | Labedu

Cores, formas, sons e cheiros

Onde? No museu.

Quanto tempo? 10 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Quando visitar um museu com a criança, observem a exposição ou instalação e comentem sobre as cores, formas, sons e eventuais cheiros que possam compor cada obra. Descreva o que você vê e aponte para a parte da obra a que está se referindo, dizendo por exemplo: “Veja só, esse quadro tem triângulos amarelos!” ou “Essa escultura solta água! Vamos escutar o barulho?”. Caso a criança já conheça algumas cores e formas, você pode perguntar sobre o que ela observa em cada obra.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Enquanto comentamos e descrevemos as cores, formas, sons e cheiros das obras, direcionamos o olhar das crianças para os trabalhos artísticos expostos, instigando sua curiosidade por essa linguagem tão fundamental para a nossa cultura. Elas passam, assim, a perceber os elementos que compõem cada obra. Além disso, os comentários contribuem para o aumento de vocabulário das crianças e estimulam sua fala.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades