Crianças podem mudar o mundo - seja uma Criança Presidente! | Labedu
Casos e Referências

Crianças podem mudar o mundo – seja uma Criança Presidente!

1 de outubro de 2014

O que crianças têm a ver com política? Hoje em dia, essa pequena palavra – política – rege o mundo. Os países se relacionam por meio de políticas e relações institucionais, o mundo gira em torno dessa ideia. E o que as crianças têm a ver com isso?

Ao acreditar que as crianças podem mudar o mundo e ao lhes dar a palavra sobre o que pensam e querem, nós podemos escutar coisas que nos deixarão totalmente surpreendidos. Como essas ideias e mensagens podem surgir de uma criança que conhece tão pouco do mundo? Adultos podem ficar admirados com o tanto que uma criança tem para falar e opinar!

No vídeo abaixo, somos apresentados ao Presidente Criança, que elenca 20 regras que as pessoas deveriam utilizar mais em suas vidas cotidianas. Como um bom presidente, ele tenta garantir o bom funcionamento da sociedade através de pequenas “leis”.

A história do Presidente Criança (Kid President, em inglês) começa com Brad Montague, que acreditou no potencial das crianças. Ele e sua esposa começaram um acampamento para crianças que queriam mudar o mundo. Através desse projeto, impactado pelas ideias das crianças, cheias de criatividade e generosidade, eles se perguntaram “e se nós escutássemos mais as crianças?”.

Partindo dessa ideia, Montague e seu sobrinho Robby, de 10 anos, começaram uma brincadeira que nos diz muito sobre o universo infantil e a sua percepção sobre o mundo: em alguns países como os Estados Unidos, a figura do presidente é bastante marcante. Ele é quase como uma grande celebridade: todos o conhecem e o observam, inclusive as crianças. Com essa figura em mente e pensando sobre tudo ao seu redor, Robby resolveu “encarnar” o presidente e virar o “Presidente Criança”.

O menininho é inteligentíssimo e faz vídeos geniais, repletos de carisma e bom humor. Os vídeos trazem para nós, adultos, a imagem que uma criança pode ter de uma das figuras mais importantes mundialmente. Conseguimos ver claramente sua visão sobre o papel da política no mundo, um instrumento de apaziguamento entre pessoas e países, que garante o bem estar de todos, sempre.

E para as outras crianças o que significa “política”? Talvez esse seja um debate interessante para trazer para dentro de casa. Afinal, como observamos na recente pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo, as crianças não estão alheias a política – elas estão constantemente observando os adultos falarem e até entrarem em discussões sobre esse assunto. Vale lembrar que as crianças olham e aprendem, elas estão constantemente aprendendo em todas as situações.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar