Curtas que arrebatam #49 – Sobre o bullying | Labedu
Não categorizado

Curtas que arrebatam #49 – Sobre o bullying

Imagem retirada de YouTube
18 de maio de 2018
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Para pensar nos impactos que condutas opressoras oferecem à vida dos jovens, os encorajando com saídas criativas e eficientes frente a tais situações!

É muito comum nos sentirmos como um peixe fora d’água em ambientes ou circunstâncias nas quais parecemos não nos “encaixar”, seja pelo nosso jeito, nossa aparência ou quaisquer outras características que não sejam aceitas por grande parte das pessoas com quem nos relacionamos em determinado momento de nossas vidas.

A escola frequentemente é palco dessas angústias, onde crianças e adolescentes experimentam o drama de não pertencer a lugar nenhum, sendo, muitas vezes, excluídas de seus grupos ou se tornando alvo de violências físicas e psicológicas que deixam marcas muito doloridas em suas histórias.

Essa série de curtas nos mostra como experiências como essas podem provocar o isolamento social, a baixa autoestima e a falta de vontade de circular por esses espaços quando a discriminação se faz presente. Que tal se inspirar em narrativas que nos contem de que formas podemos lidar com o bullying, procurando apoio e soluções que incentivem a solidariedade, o respeito e um clima democrático, que seja capaz de acolher as diferenças?

Pedra, papel e tesoura!

Um pedaço de papel sulfite caminha cabisbaixo pelos corredores da escola, com medo do grupo de tesouras, que parece intimidá-lo. Ele se junta a outros papeis que se parecem com ele, mas também é surpreendido pelo desprezo que recebe dos mesmos. Uma das tesouras lhe dá a mão e começa a andar ao seu lado. Juntos eles encontram uma pequena pedra, que passa pelos mesmos apuros, e mostram que o importante é se manterem unidos nessa caminhada, e não iguais.

Daisy Chain

Buttercup Bree é uma garota introspectiva, que passa o seu tempo colhendo margaridas, as enrolando e criando dezenas de correntes feitas de suas flores. Mas nem todo mundo parece entender o seu jeito e, certo dia, um grupo de crianças resolve enrolá-la em volta de suas correntes dentro de um parque abandonado, tirando fotos e fazendo gozações a respeito dela. Eis que surge Benjamin, um menino com o qual se identifica, que a acolhe e ajuda a transformar esse cenário…

Red Kite

Uma jovem pipa vermelha faz de tudo para ser aceita pelos demais seres que voam e passam diariamente ao seu lado. Ela se une a outros balões, testa foguetes e passa por tempestades difíceis, mas nunca é notada. Até que decide se livrar de suas amarras e sai para desbravar novos ares…

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar