Curiosidades numéricas do corpo humano | Labedu

Curiosidades numéricas do corpo humano

Onde? No banheiro.

Quanto tempo? 5 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Que tal fazer uma coleção de curiosidades numéricas sobre o corpo humano junto com a criança? Cada vez que ela for tomar banho, por exemplo, você pode perguntar algo diferente sobre o assunto. Vocês podem começar com questões mais fáceis de identificar, como “quantos dentes você tem na boca? e só na parte de cima? e só na parte de baixo?”, e depois pesquisar juntos curiosidades mais complexas, por exemplo: “quantos fios de cabelo uma criança costuma ter?”, “quanto tempo demora para as unhas da mão crescerem? e as do pé?”, “quantos cílios temos em cada olho?”, “quantas vezes vamos ao banheiro por dia, em média?”, entre tantas outras questões que podem surgir. Vocês podem anotar as respostas para essas perguntas para revisitar quando quiserem.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

As crianças dessa idade são muito curiosas acerca do próprio corpo e seu funcionamento. Explorá-lo a partir de aspectos numéricos é uma forma de alimentar seu interesse pelo assunto, permitindo exercitar comparações em relação a quantidades (por exemplo: o número de dentes que temos é muito menor do que o de fios de cabelo; o tempo de crescimento da unha da mão é mais rápido do que o da unha do pé). A coleção de curiosidades sobre o corpo humano também permite à criança ir se apropriando de conhecimentos sobre o tema, o que a torna mais motivada para seguir em frente em suas investigações. Para alguns adultos, falar sobre questões corporais com crianças não é tarefa fácil, pois provoca constrangimentos. Entretanto, quanto mais naturais forem as explicações e conversas sobre o assunto, mais os pequenos se sentirão confortáveis ao lidar com o próprio corpo, estabelecendo uma relação saudável com ele.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades