Desafios matemáticos | Labedu

Desafios matemáticos

Onde? Na feira.

Quanto tempo? 5 a 10 minutos.

 

ATIVIDADE

Inserir as crianças nas dinâmicas da feira pode envolver também desafios matemáticos! Que tal reservar uma quantia de dinheiro para os pequenos levarem consigo numa bolsa/mochila e encarregá-los de cuidar desse valor a ser utilizado numa compra? Vocês podem se dirigir a uma das barracas e escolherem os itens a serem levados. A conta e o troco ficam por conta da criança. É interessante reservar um tempo para que ela calcule sozinha e desenvolva o raciocínio necessário para resolver essa operação. Se ela precisar de ajuda, você pode auxiliá-la nesse processo, mostrando como chegou no resultado.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Além de conferir uma responsabilidade em relação ao dinheiro e apresentá-la à lógica das relações de compra e venda, a criança é instigada a desenvolver meios de solucionar “situações-problema” colocando em prática diferentes cálculos numéricos, como quanto falta ou quanto sobra nos valores com os quais ela estará lidando.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades