Neste post de continuação da série sobre desenvolvimento infantil contamos um pouco mais a respeito dos bebês de 5 meses. Descubra aqui aspectos que eles começam a compreender do mundo à sua volta, tornando-se ainda mais curiosos!
Com 5 meses o bebê começa a aperfeiçoar sua exploração do ambiente. A atividade motora aumenta: ele começa a rolar e eventualmente é capaz de ficar de bruços, apoiar os braços e erguer a cabeça. Gradualmente iniciam-se tentativas de se arrastar.
É um momento em que a criança está cada vez mais curiosa pelo mundo e quer se relacionar com ele. Ela desenvolve de modo progressivo suas capacidades de movimento das mãos e dos dedos e, assim, consegue puxar os objetos de interesse para si. A principal forma de relação com o ambiente ainda é por meio da boca e, assim, o primeiro impulso será lamber, morder e chupar um objeto que lhe pareça atraente.
A compreensão do bebê sobre o que acontece à sua volta também vai se desenvolvendo. Desta forma, ele se torna capaz de entender algumas expressões faciais dos adultos, como braveza, medo e felicidade, e reage a entonações de voz diferentes.
Nesta fase, as crianças iniciam uma imitação dos sons emitidos pelos adultos e são capazes de reproduzir vogais e algumas consoantes, divertindo-se muito com os barulhos que fazem. Elas, inclusive, superam os mais velhos no reconhecimento de fonemas da língua nativa, percebendo com mais facilidade que sons não fazem parte da linguagem a que estão acostumados a ouvir.
Gostam de chamar a atenção e, para isso, movimentam-se e emitem ruídos. Já reconhecem o próprio nome e direcionam o olhar quando são chamados. Percebem também quando alguém desconhecido se aproxima e reagem com estranhamento aos adultos com os quais não estão habituados.
Os cinco meses marcam um momento importante de aquisição de independência e seus ganhos serão fundamentais para que aos seis meses o bebê comece a construir memórias de suas experiências, ampliando sua capacidade intelectual. Quer saber mais sobre esse processo e outros ganhos de desenvolvimento das crianças nas próximas fases do crescimento? Então, continue acompanhando nossa série de posts!