fbpx

Do que essa obra é feita?

Onde? No museu.

Quanto tempo? 10 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Ao visitar um museu com a criança, é possível perguntar a ela sobre os materiais que compõem as obras expostas, comentando o uso que o artista fez desses elementos. Assim, por exemplo, ao observar um quadro é possível conversar sobre o uso de lápis, caneta, aquarela, giz, tinta ou outro material em pouca ou muita quantidade. Também é interessante falar sobre o suporte utilizado: madeira, papel, tecido ou tela? E assim por diante. O mesmo pode ser feito em relação a uma instalação ou escultura, que pode ser constituída por metal, pedra, gesso, ferro, vidro, equipamentos eletrônicos ou quaisquer outros tipos de materiais.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Quando convidamos as crianças a observarem os materiais que compõem uma obra, elas começam a descobrir mais sobre os processos que envolvem a produção artística. Além disso, seus olhares se direcionam para os trabalhos expostos, instigando sua curiosidade por essa linguagem tão fundamental para a nossa cultura e fazendo com que percebam, de forma mais apurada, como as obras estão organizadas do ponto de vista espacial. A conversa, os comentários e as perguntas contribuem para aumentar o vocabulário e para estimular o desenvolvimento da linguagem e do raciocínio.

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Compartilhe
Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades

Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.