E se o Toda Criança Pode Aprender tivesse um aplicativo? | Labedu
Dicas Práticas e indicações

E se o Toda Criança Pode Aprender tivesse um aplicativo?

2 de dezembro de 2016

Apprendendo é o novo aplicativo do Laboratório de Educação, que foi baseado nas dicas e reflexões do Toda Criança Pode Aprender! Saiba mais aqui!

Desde 2013, o Toda Criança Pode Aprender oferece um conjunto de reflexões e exemplos de como as crianças demonstram cotidianamente o quanto já sabem e se perguntam sobre o mundo ao seu redor. Defendemos a ideia de que a aprendizagem é um processo contínuo, que permeia todos os momentos da vida das crianças e que pode ser potencializado pelos adultos com os quais convivem por meio da promoção de interações significativas com o universo que as rodeia. Mas como fazer isso no dia a dia? De que forma tornar situações corriqueiras momentos ricos de aprendizagem?

A equipe do Laboratório de Educação questionou-se sobre isso e, a partir dos conteúdos dos posts do Toda Criança Pode Aprender, desenvolveu um aplicativo gratuito chamado Apprendendo. Destinado aos adultos, a proposta é dar sugestões que ajudem a colocar em prática as ideias e as reflexões que são exploradas nos textos. Para isso, são descritas atividades simples, facilmente incorporáveis aos momentos rotineiros de convívio entre adultos e crianças.

É possível visualizar as atividades do aplicativo por ambientes “Dentro de Casa” e “Fora de Casa”. Ao selecionar ambientes, aparecem sugestões de locais que são frequentemente parte do cotidiano das crianças, tais quais “Quarto”, “Banheiro”, “Rua” etc. As propostas abarcam faixas etárias de 1 a 10 anos e muitas vezes podem ser realizadas com crianças de idades diferentes, a partir de algumas adaptações. Além das opções disponíveis no lançamento, o Apprendendo será alimentado sistematicamente pela nossa equipe, com mais “ambientes” e novas atividades.

Como o processo de aprendizagem requer repetições constantes para de fato ser efetivo, a ideia do aplicativo não é oferecer uma grande quantidade de sugestões, mas sim propostas que possam ser repetidas até que sejam incorporadas no dia a dia de adultos e crianças que interagem com frequência. Dessa forma, todo instante é aproveitado como hora de aprender!

O Apprendendo também oferece a possibilidade de criar um álbum de aprendizagem das crianças. Sugere-se fotografar os momentos de realização das atividades para depois poder observar o processo como um todo, percebendo o quanto as crianças se desenvolvem e encontram soluções criativas e diferentes para solucionar desafios. O álbum também pode ser baixado e impresso e, quem quiser, também pode compartilhar as imagens com familiares e amigos.

E você? Ficou curioso(a) para conhecer nosso aplicativo? Aguarde o post do dia 9 de dezembro, que trará informações sobre como será o seu acesso e funcionamento.

Acesse no seu dispositivo móvel por aqui para baixar:

Apprendendo para sistema iOS

Apprendendo para sistema Android

 

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar