20 de outubro de 2016
Quem não gosta de receber elogios ou de ser incentivado a realizar algumas conquistas? Com as crianças não é diferente. Nosso parceiro Catraquinha compartilhou uma experiência que nos permite constatar e refletir um bocado sobre isso.
Carta original elaborada pelas professoras Jane Grecic e Ruth Clarkson. Fonte: Bored Panda.
Quando pensamos na abordagem proposta pela educação integral, entendemos que o indivíduo é multifacetado, e que o seu desenvolvimento e aprendizado permeiam todas as experiências de sua vida. Nesse sentido, é fácil compreender o motivo pelo qual testes que medem conhecimentos não dão conta da complexidade de fatores, habilidades e competências de uma criança.
Felizmente, as professoras de Ben Twist, um menino britânico de 11 anos, entenderam muito bem isso. Ben, que foi diagnosticado com autismo aos 5 anos, não obteve um bom desempenho nas provas nacionais conhecidas como SATs. Apesar disso, as professoras Jane Grecic e Ruth Clarkson enviaram para ele e para seus pais uma carta ressaltando diversas qualidades e competências do garoto.
Segundo a mãe de Ben, o menino achou a mensagem “incrível” e ficou muito surpreso, pois não acreditava que alguém teria tantas coisas bonitas para dizer sobre ele.
Confira a tradução livre da carta:
“Querido Ben,
Escrevo para parabenizá-lo por sua atitude e pelo êxito em completar os SATs. Gil, Lynn, Angela, Steph e Anne trabalharam muito bem com você neste ano, e você fez progressos fabulosos. Escrevo para você e seus pais para comunicar os resultados dos testes.
Uma coisa muito importante que quero que você entenda é que esses testes só medem uma pequena parte de você e de suas habilidades. Eles são importantes e você foi muito bem, mas Ben Twist é feito de muitas outras habilidades e talentos que nós na Lansbury Bridge vemos e medimos de outras formas.
Outros talentos que você tem e esse teste não medem incluem:
– seus talentos artísticos
– sua habilidade de trabalhar em equipe
– sua independência cada vez maior
– sua bondade
– sua habilidade para discutir e avaliar seu próprio progresso
– seus talentos para design e construções
– sua habilidade musical
Ficamos muito felizes por esses talentos e habilidades comporem a pessoa especial que você é, e essas são as coisas que medimos para ter certeza que você continua progredindo e se desenvolvendo como um jovem amável e brilhante. Parabéns, Ben, estamos muito orgulhosas de você”.
Todas as crianças precisam ser incentivadas e receber elogios, inclusive em situações em que não se saem tão bem. Ainda que, cada vez mais, precisem aprender a autorregular seus processos de aprendizagem e reconhecer pontos nos quais seja importante investir, precisam igualmente se dar conta do que sabem e do que fazem bem. E sempre é possível identificarmos atitudes, competências, habilidades e características da criança que merecem ser ressaltadas.