19 de agosto de 2016
Aplicativos destinados às crianças, mas que também entretêm os adultos, trazem o universo de inúmeros museus renomados e do mundo todo. Conheça duas dessas dicas aqui!
Quando se pensa em grandes museus do mundo, o MoMa, de Nova Iorque, e o Louvre, de Paris, não costumam ser esquecidos. Visitá-los é mesmo um deleite para os olhos e para a alma, permitindo uma imersão de adultos e crianças no universo de obras e artistas consagrados que marcaram ou mudaram os rumos da história da arte. Mas se não é possível conhecê-los “ao vivo”, que tal saber mais sobre eles por meio de aplicativos elaborados para crianças?
O MoMa Art Lab, disponível apenas para IOS e em versão em inglês (o que não impede as crianças de realizar as atividades!), permite a criação de músicas, a elaboração de desenhos individuais e em grupos, o acesso à informações e à experimentação de técnicas usadas por artistas. O app ainda apresenta obras de Henri Matisse, Alexander Calder, Elisabeth Murray, entre outros. Os trabalhos produzidos pelas crianças podem ser salvos e até compartilhados (a ferramenta de compartilhando pode ser ativada ou desativada pelos pais).
Já o My Museum SpeedArt, que tem versão em português e também está disponível apenas para IOS, traz o Louvre para nossas mãos. Por ele, as crianças podem conhecer inúmeras obras, tendo o desafio de remontá-las, como num quebra-cabeça, jogando contra o tempo. Em outro desafio, a tarefa é encontrar a maior quantidade de obras num limite de tempo. Em outro, a proposta é localizar e devolver o rosto de reis e rainhas franceses para seus devidos retratos.
E é brincando e jogando que as obras desses museus se desvendam às crianças, rendendo diversão e aprendizagem! Vale lembrar, como sempre fazemos por aqui, que a interação das crianças com esses aplicativos, bem como com as tecnologias de forma geral, não deve ocupar um tempo significativo de sua rotina diária.