Um aplicativo para brincar com os contos clássicos | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Um aplicativo para brincar com os contos clássicos

Imagem retirada de Nose Crew
10 de agosto de 2018

Conheça o “Fairytale Play Theatre” (“Teatro de conto de fadas”)!

Os contos clássicos fazem parte do universo infantil há muito tempo. São histórias antigas e conhecidas por crianças de diferentes épocas e culturas. Por isso mesmo, possuem versões e mais versões. Além disso, muitos autores criam novas narrativas a partir de personagens dos contos clássicos, atribuindo-lhes características distintas e colocando-os para vivenciar outras situações.

Recontar uma das versões mais conhecidas ou criar histórias totalmente inéditas com personagens e cenários dos contos clássicos é o que o aplicativo “Fairytale Play Theatre” (em tradução livre “Teatro de contos de fadas”) possibilita. A partir de personagens desses contos, de cenários e trilhas sonoras, as crianças podem reproduzir uma das versões mais conhecidas ou ainda mesclar os atributos para criar uma narrativa totalmente inédita.

O aplicativo possibilita também que as próprias crianças gravem a narração da história com suas próprias vozes, assumindo o papel tanto do narrador quanto dos personagens. Essa opção é bastante interessante já que coloca para as crianças o desafio de narrar uma história a partir da linguagem escrita que marca os textos literários.

A interação também é contemplada pelo aplicativo, já que dois ou mais usuários podem construir juntos uma mesma história. As cenas são compostas individualmente e, ao final, reunidas apresentando a história na íntegra. A interface é simples, facilitando o uso por crianças pequenas.

A versão básica do aplicativo é gratuita, mas disponível apenas em versão iOS e ainda não em português (a gravação, porém, pode ser feita em qualquer língua).

É sempre importante lembrarmos que o uso de aplicativos por parte das crianças deve ser acompanhado pelos adultos com os quais elas convivem de forma mais próxima, sobretudo considerando o tempo que os pequenos se dedicam a essa interação com a tecnologia.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar