Envolver seus filhos em ações sociais: uma boa ideia! | Labedu
Casos e Referências

Envolver seus filhos em ações sociais: uma boa ideia!

Michelle e Ollie distribuindo chilis Fonte: facebook.com/chilisonwheels.
5 de setembro de 2016

Como criar uma criança para ser um adulto preocupado com responsabilidade social? Por meio do exemplo da “Chilis sobre Rodas”, em que mãe e filho distribuem refeições para moradores de rua, refletimos sobre os impactos que a participação nesse tipo de ação pode ter na vida futura da criança 

Sempre frisamos no Toda Criança Pode Aprender a importância dos adultos entenderem seu papel de modelos para as crianças, e as responsabilidades que acompanham essa posição de “dar o exemplo”. Isso se aplica à ações positivas e negativas: assim como já falamos aqui dos impactos ruins que as pequenas corrupções do dia a dia podem ter na formação da criança, hoje trazemos um exemplo contrário, sobre os efeitos positivos de envolver as crianças em ações sociais.

A ONG norte-americana Chilis on Wheels (Chilis sobre rodas, em tradução livre) distribui semanalmente refeições veganas para moradores de rua. Criada na época de Ação de Graças em 2014 por Michelle Carrera, o que chamou nossa atenção foi a maneira como seu filho, Ollie, foi totalmente envolvido nas ações da ONG.

Ollie, que hoje tem 5 anos, integra as ações: contribui no preparo das refeições, no seu empacotamento e, enfim, na sua distribuição, já que ele acompanha a mãe nas ruas para entregar os chilis veganos às pessoas.

Levar a criança para acompanhar uma ação como essa pode ensinar sobre responsabilidade social, bondade, empatia, engajamento comunitário e muito mais! Nem todos têm as oportunidades de Ollie de participar de maneira tão completa em uma ação comunitária, mas incluir as crianças nas ações e conversas ligadas à responsabilidade e justiça social pode contribuir para a sua formação como cidadã preocupada em construir um mundo melhor.

Confira um vídeo institucional em que Ollie fala, da sua perspectiva, da importância do trabalho que realiza:

Sobre Chili sobre Rodas:

Ollie: “Precisamos levar chili para as pessoas porque elas estão com frio, e nós precisamos ajudar.”

Por que vegano?
Ollie: “Porque salvamos animais.”

Para onde vai o chili?
Ollie: “Para as barriguinhas.”

Por que nós damos chili para as pessoas nas ruas?
Ollie: “Porque elas estão com frio e o chili deixa elas quentes.”

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar