Guilhermo Arias e a importância da Educação Infantil | Labedu
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Guilhermo Arias e a importância da Educação Infantil

Guilhermo Arias, professor da Universidade de Havana, Cuba. Imagem retirada de Catraquinha.
Em parceria com Catraquinhaicone-link-externo

O Catraquinha é fruto de uma parceria entre o Instituto Alana e o Catraca Livre. O site reúne informações interessantes para pais, educadores e familiares – de agenda cultural a projetos transformadores para a infância – com o intuito de empoderá-los para que interfiram positivamente no desenvolvimento das crianças, deixando-as exercer em sua plena potência a criatividade e a autonomia.

16 de junho de 2016

Espaço para brincar, para cuidados ou para preparar para o fundamental I? Os dilemas sobre a Educação Infantil continuam existindo e está mais do que na hora de valorizar a educação de crianças de 0 a 6 anos, por ser importante por ela mesma! É isso o que também afirma o professor cubano Guilhermo Arias.

Alguns estudiosos e professores da área da educação defendem que a creche e a pré-escola servem para cuidar da criança, já outros dizem que são locais de brincar e aprender. Sobre este tipo de questionamento, o professor doutor Guillermo Arias, da Universidade de Havana, em Cuba, afirmou em entrevista ao “Programa Diálogos”, da TV Unesp, que a fase inicial da educação infantil é tão ou mais importante que a universidade. Segundo ele, esta etapa da vida da criança contribui especialmente ao desenvolvimento integral como indivíduo.

Para o educador cubano, muitas instituições de educação infantil ficam restritas ao cuidado e não estimulam as habilidades e competências da criança – o que, segundo ele, realmente a prepara para novos desafios. O professor diz que a proteção também é um aspecto importante no ensino infantil, mas não é o suficiente.

Para Arias, a educação é uma disciplina que precisa de apoio de outras áreas do conhecimento, como a psicologia, a antropologia e as ciências sociais e econômica. O professor explica na entrevista que a educação infantil promove o desenvolvimento psíquico que, por sua vez, contribui ao desenvolvimento da consciência e da formação da personalidade da criança. Para ele, esta fase do ensino deve ser estruturada para promover relações emocionais e afetivas através do conhecimento.

O educador ainda ressalta a importância de que a criança construa, durante a educação infantil, a capacidade e a consciência de que a linguagem falada pode ser representada para que avance no processo da alfabetização. Arias defende ainda que o Ensino Fundamental deva ser uma continuação integrada e articulada com o ensino infantil, para que se garanta mais qualidade à aprendizagem.

Dilemas à parte, a Educação Infantil cumpre um papel  importante na formação das crianças, não para que sejam adultos diferenciados, mas para que aproveitem ao máximo a própria infância!

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