Incentivando a independência | Labedu

Incentivando a independência

Onde? No banheiro.

Quanto tempo? 5 a 10 minutos.

 

ATIVIDADE

Crianças nessa idade costumam já saber como realizar sua higiene com independência e podem utilizar o banheiro sem supervisão de adultos. Porém, algumas vezes, essa possibilidade de autonomia não é oferecida pelos adultos, que continuam acompanhando a criança nessas situações. O banheiro é um local íntimo de relação da criança com o próprio corpo e a própria higiene. Que tal deixá-la cuidar disso sozinha, apenas dando alguns lembretes sobre como realizar sua higiene? Você pode inclusive conversar com ela sobre a importância de deixar esse ambiente limpo depois de usa-lo e pedir que ela seque o chão após o banho ou passe um rodinho na pia, caso ela fique molhada após o uso.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao poder realizar o autocuidado e a arrumação de pequenas coisas da casa sozinhas, as crianças sentem-se independentes e fortalecidas, percebendo seu potencial e autonomia. Além disso, elas descobrem o seu jeito pessoal de cuidar do próprio corpo e de preservar ambientes compartilhados.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades