26 de novembro de 2013
Nesta edição das dicas de livros para as crianças crescerem nos dedicamos aos bem pequeninos. São livros que podem conquistar os bebês por suas cores, seus tamanhos, suas surpresas, suas histórias…
É bastante difícil fazer as escolhas desses livros. Atualmente há no mercado uma quantidade enorme de livros para bebês, que vão desde os livros brinquedos, livros com pop-up, livros de plásticos para levar no banho, livros com texturas, livros enormes, livros bem pequenos…
Nesta vastidão de opções é preciso considerar, mesmo que sejam livros para os pequenos, aqueles que estimulam a imaginação, que incentivam a brincadeira e uma ação que considere a capacidade deles, sem os subestimar.
Selecionamos 3 que abrem nossas novas indicações para os bem pequeninos:
A casa dos beijinhos
Escritora e ilustradora: Claudia Bielinsky / Tradutora: Amelinha Nogueira
Editora: Companhia das Letrinhas / Ano: 2007
Esse livro coloca as crianças dentro da história. Os textos estão “escondidos” e podem ser encontrados ao abrir alguns compartimentos das imagens.
A história encanta porque brinca com rimas inusitadas como “Beijinho de sapo? Qual é? O sapo não lava o pé!”. E prende a atenção até encontrar o beijinho que é a “melhor coisa que tem”!
Além disso, o tamanho grande do livro faz com que as mãozinhas pequenas deslizem, passeiem pelas páginas resistentes desse livro que pode se tornar um companheiro para a hora de ir para a cama.
O que tem dentro da sua fralda?
Escritor e ilustrador: Guido Van Ginechten / Tradutora: Vânia Maria A. de Lange
Editora: Brinque Book / Ano: 2010
Esse livro também pede a ação dos pequenos, para abrir e ver o que tem nas fraldas dos amigos do ratinho.
O ratinho, personagem tão esperto e recorrente nos livros para crianças, aparece aqui curioso para saber o que tem dentro das fraldas e, ao final, surpreende seus amiguinhos mostrando o que tem nas fraldas dele.
O tema, tão próximo das crianças pequenas, também é garantia de audiência.
Ops
Escritora e ilustradora: Marilda Castanha
Editora: Cosac Naify / Ano: 2011
Neste pequeno livro as imagens é que são as estrelas. A única palavra, “ops”, entra em cena como parte das imagens a serem apreciadas. Dizer “ops” é quase inevitável em todas as situações representadas pela escritora e ilustradora brasileira. As crianças vão folhear, voltar, rever, e criar novos ops para sua própria história.
Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo: