Momentos poéticos | Labedu

Momentos poéticos

Onde? No quarto.

Quanto tempo? 5 a 10 minutos.

 

ATIVIDADE

Os livros de história costumam ser os mais frequentemente escolhidos para se explorar com crianças, principalmente as menores. Porém, ler poemas com os pequenos também é uma ótima ideia! Existem vários acessíveis ao público infantil, muitos deles belamente ilustrados. Escolha um, preferencialmente contendo poemas curtos e rimados, e se sente de maneira confortável com a criança para ler. Deixe que ela observe as páginas e mostre as imagens (se houver). Vale a pena ler cada poema mais de uma vez se a criança estiver interessada e também repetir palavras e rimas.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

A leitura de poemas com crianças pequenas favorece a familiarização com a sonoridade das palavras e seus significados. Além disso, ao ler poemas, somos convidados a criar imagens mentais sobre aquilo que escutamos. Isso é uma forma de estimular os pequenos a estabelecerem uma relação lúdica e imaginativa com a linguagem e com a arte. Observar as páginas do livro, além de aproximar as crianças do universo literário, permite que elas vejam como a escrita é organizada no papel. Isso é importante ainda mais no caso de poesias, em que muitas vezes as palavras formam imagens que são parte fundamental do que os versos expressam.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades