Luz para as crianças do mundo | Labedu
Casos e Referências

Luz para as crianças do mundo

28 de janeiro de 2014

Como será viver em comunidades sem energia elétrica? Como as crianças podem ler ou estudar às noites em suas casas? O que a chegada de luz artificial pode fazer de diferença na vida das crianças?

luz

Hoje em dia dependemos da energia elétrica para muito do que fazemos. A vida de noite não seria a mesma sem as lâmpadas. Ter uma fonte luminosa de noite significa poder ler, poder cozinhar, poder estudar, entre tantas outras coisas. Não depender do sol para ter luz é realmente uma grande descoberta!

Embora a luz seja importantíssima hoje em dia, existem diversos lugares no mundo que ainda não possuem energia elétrica… Por ser muito caro, por não fazer parte da cultura local, por não ser prioridade política… Mas o que aconteceria se trouxessem luz para aquele local?

A organização sem fins lucrativos Empower Playgrounds, teve uma iniciativa inovadora. Criaram um brinquedo (como um gira-gira) que acumula energia a partir da brincadeira das crianças ao rodar no brinquedo. Com essa energia são carregadas baterias de lanternas LED que podem ser levadas para casa. Dessa maneira, as crianças que não podiam ler a noite, nem estudar, agora têm uma fonte de luz para ela e para a família que, além de limpa, é fruto de uma brincadeira.

Além disso, combinando a brincadeira com a ciência, as crianças aprendem como funciona a produção de energia. Tudo de forma clara e lúdica.

O mundo, hoje em dia, lida com diversas questões ambientais, políticas, que são essenciais para determinar o futuro do planeta terra. Iniciativas como essa, possibilitam que crianças tenham acessos a diferentes bens e, desde pequenas, se interessem por assuntos do mundo, e ao se verem atuantes nessas questões, podem entender o seu papel importantíssimo no futuro.

 

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar