Mapeando o bairro | Labedu

Mapeando o bairro

Onde? Na rua.

Quanto tempo? 20 a 90 minutos.

 

ATIVIDADE

Que tal criar um mapa do bairro junto com a criança? Façam alguns passeios pela região, identificando juntos alguns dos pontos importantes, interessantes ou muito frequentados por vocês. Registrem o nome e o endereço desses locais. Depois, desenhem, imprimam ou comprem um mapa do bairro, contendo o nome das ruas. Nele, coloquem indicações de onde estão esses lugares que selecionaram ao longo dos passeios. Vocês podem criar códigos e legendas especiais, mostrando quais os locais já conhecem, querem visitar, gostam e não gostam. Também vale decorar o mapa com fotos e desenhos e incrementar com descrições. Uma boa ideia, inclusive, é aproveitar para pesquisar sobre os pontos históricos do bairro.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

A partir desta atividade, a criança passa a conhecer com maior profundidade os recursos de seu bairro, interessando-se pela cidade. Ela pode descobrir mais sobre a história do local onde mora e sobre as diferentes formas de aproveitá-lo. Cria também uma relação afetiva com a região, ficando assim mais inclinada a cuidar desse espaço e desenvolver uma postura cidadã.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades