Medo de errar | Labedu
Casos e Referências

Medo de errar

13 de fevereiro de 2014

Algumas crianças preocupam os pais ao “travarem” diante dos desafios da aprendizagem. Como podemos ajuda-las? Saiba que o apoio é fundamental…

É absolutamente normal as crianças se sentirem inseguras diante de novos desafios. Um assunto novo na escola ou até um brinquedo diferente em uma festinha podem pode ser assustadores a ponto de deixar uma criança sem ação. Quanto melhor a auto imagem da criança, menor serão estes temores, mas para superar este sentimento, e não potencializá-lo, os pequenos precisam se sentir valorizados e seguros até mesmo para errar.

E onde entram os pais nisso? Em tudo. Na intenção de estimular as crianças, muitos acabam exagerando nas cobranças, o que gera ainda mais pressão e a tendência a serem perfeccionistas consigo mesmas. O melhor é que o adulto se auto-avalie e reflita se tanta cobrança é mesmo necessária, já que a sociedade e, muitas vezes, até os coleguinhas já fazem com que as crianças tenham expectativas altas demais.

O site americano Anxietybc, criado por uma equipe multidisciplinar, se propôs a contribuir com a reflexão sobre o controle à ansiedade e tem um capítulo especial para o perfeccionismo infanto-juvenil (para ver, clique aqui).

Entre outras informações, há sugestões de como explicar para seu filho o que é perfeccionismo e suas consequências, como encorajar seu filho a apreciar uma nota oito em lugar de cobrar um dez ou, simplesmente deixar claro que ninguém é perfeito e que todos aprendem com os erros.

Falar sobre os próprios erros e dizer “eu não sei”, também ajuda as crianças a entenderem um pouco melhor essa questão.

Crianças perfeccionistas tendem a ser mais ansiosas, terem mais medo da humilhação e do erro, se frustrarem mais e desistirem mais rápido, serem mais procrastinadoras, se recusarem a fazer coisas novas e terem reações exageradas diante de coisas que não acontecem como elas querem. Ninguém gostaria que as crianças sentissem isso, certo?

E você? Já teve que lidar com uma criança com medo de errar? Como foi sua experiência?

 

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar