O potencial do conhecimento infantil | Labedu
Casos e Referências

O potencial do conhecimento infantil

26 de janeiro de 2015

Em meio a uma crise hídrica, como uma conversa entre crianças trouxe a solução que fez um prédio economizar 75 mil litros de água em um mês?

Henrique, 8 anos, descobriu uma maneira simples de economizar água no dia a dia: colocar um balde debaixo do chuveiro enquanto a água esquenta para o banho, e depois usar essa água no lugar da descarga sanitária. A dica, que ele descobriu com um colega de classe, foi, a pedido de Henrique, compartilhada com todos os moradores do seu prédio. O resultado? A conta de água caiu pela metade, e 75 metros cúbicos de água foram poupados.

A iniciativa do menino nos chama atenção para algumas coisas: a primeira é o quanto as crianças são atentas a seu entorno.

Se a população do estado de São Paulo não estivesse passando por uma seca, Henrique provavelmente não teria sentido a necessidade de pensar na economia de água. Nota-se que ele propôs ao prédio inteiro fazer uso de uma técnica que seu colega de escola compartilhou. Ou seja, a conversa sobre economizar água acontece entre as crianças também.

A segunda coisa que nos chama a atenção é a capacidade incrível das crianças de resolver problemas com uma simplicidade que muitas vezes escapa aos adultos. Exemplos como esse ilustram isso e o quanto não devemos subestimar o potencial de pensamento delas.

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar