26 de outubro de 2015
O Caderno Especial Primeira Infância, publicado pela Folha de S.Paulo em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, traz algumas dicas para pais dessa faixa etária.
O que mais marca o desenvolvimento das crianças entre os 4 e 6 anos? Como os pais podem favorecê-lo?
A série especial Primeira Infância, em seu 3o número, trouxe como tema “O papel dos pais no desenvolvimento das crianças”. Dentre as importantes contribuições ali presentes, algumas dicas dadas por especialistas podem nos ajudar a pensar um pouco mais sobre o assunto.
Do ponto de vista do desenvolvimento, apontam três marcos importantes, dentre outras inúmeras conquistas que as crianças fazem nestas idades:
– ampliam significativamente seu interesse pela escuta de histórias, por ver livros e por cantar;
– passam a contar ou inventar pequenas histórias;
– começam a se interessar por descobertas e pesquisas.
E como os pais apoiam seus filhos neste momento? Veja o que destacam estes três especialistas:
Atribuir à criança algumas responsabilidades, ajudá-la a entender e a participar da rotina diária, mesclar tempos em que tenha atividades mais dirigidas e outros em que possa atuar e brincar livremente são, então, aspectos importantes e que podem contribuir para que ela se desenvolva de forma plena e saudável nesta faixa etária. Além disso, não se pode esquecer o valor da interação com os livros, da escuta de histórias, como já frisamos aqui e aqui.