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Percebendo pares de opostos

Onde? Em trânsito.

Quanto tempo? 5 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Quando estiver com a criança em um trajeto, tente apontar a ela cada vez que houver alternâncias. Por exemplo, se passarem do sol para a sombra, comente “sombra!”, recue e diga “sol!”. Repita isso algumas vezes. Quando estiverem parados e começarem a andar, diga “andando!”. Caso estiverem à pé, pare, comente “parado!” e ande novamente, repetindo essa situação. Quando não for possível reproduzir a cena, aponte mesmo assim a mudança, falando “vento!” ou “chuva!” quando começar a ventar ou chover. Vá comentando várias vezes ao longo do trajeto essas distinções e faça também gestos que ajudem na compreensão, como franzir os olhos no sol intenso ou assoprar quando venta.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Sinalizar momentos de transição entre opostos estimula a criança a ser sensível ao que acontece à sua volta e ampliar seu vocabulário. Os gestos e sensações que acompanham as palavras ajudam na sua compreensão, que vai se refinando até que se perceba as relações de oposição. Além disso, essas experiências aproximam adulto e criança, que compartilham as pequenas surpresas do caminho.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

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