fbpx

Perto e longe

Onde? No museu.

Quanto tempo? 5 a 10 minutos.

 

ATIVIDADE

Algumas obras de arte são muito diferentes quando vistas de perto ou de longe. Certos detalhes talvez só possam ser observados quando vistos com proximidade, enquanto que outras vezes só é possível ver uma figura com definição quando estamos à distância. É interessante fazer esse exercício do olhar com a criança. Com ela no colo, aproxime-se de algum dos trabalhos expostos e comente o que nota, apontando para aquilo a que está se referindo. Em seguida, afaste-se e fale sobre o que observa dessa nova perspectiva. Alterne algumas vezes esse movimento, percebendo as reações da criança.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao se aproximar e se afastar de uma obra de arte, a criança aguça sua percepção visual e começa a criar noções de perspectiva, à medida que nota detalhes ou figuras mais amplas. Mesmo que ela não compreenda completamente o que está sendo comentado pelo adulto, isso a estimula a desenvolver a linguagem e o vocabulário e fortalece o vínculo afetivo entre adulto e criança.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Compartilhe
Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades

Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.