19 de dezembro de 2014
O Natal, data amplamente comemorada no Brasil, carrega um significado duplo: ao mesmo tempo que é uma ocasião em que as famílias se reúnem – muitas vezes até viajando de diferentes partes do país para jantar e almoçar juntas -, o feriado tornou-se um símbolo do consumismo exagerado.
Sabendo que as crianças se apropriam de comportamentos que presenciam a seu redor, que tipo de Natal estamos apresentando para elas?
Com a ideia de possibilitar uma representação para além das compras, separamos 5 sugestões de presentes para a troca entre as pessoas queridas:
1- Preparar juntos o jantar ou almoço de Natal
Foto: artfulparent.com
Já falamos aqui como, com os devidos cuidados, ter uma criança na cozinha é uma ideia interessante. A criança pode opinar sobre alguns dos pratos da refeição, além de ajudar na produção, mexendo a massa, separando os ingredientes ou até decorando as comidas.
Transformando o preparo da refeição em um momento de convivência familiar, ele em si se torna um presente natalino!
2- Passar a virada do Natal acampando na sala
Foto: besweetblog.com
Seguindo a mesma lógica da sugestão acima: fazer de um momento em família o presente de Natal. As crianças adoram construir acampamentos ou muralhas de travesseiros e cobertores. A noite de Natal pode ser uma oportunidade divertida de construir um acampamento decorado para passar as horas contando histórias ou até assistindo um filme no computador!
Para a criança, além disso representar um interesse dos pais de fazerem parte de seu mundo, é uma ocasião em que suas opiniões – de que jeito construir o acampamento, que cobertores escolher, como arrumar os travesseiros – ganham importância.
3- Fazer um objeto de argila
Pode ser divertido fazer algo com argila, um material de manuseio simples e que proporciona uma experiência sensorial diferente do que a criança normalmente está acostumada.
As crianças menores podem (com ajuda dos pais, é claro), fazer um objeto com a palma da mão ou pé, como um guardador de chaves, brincos, ou moedas. Crianças mais velhas podem se arriscar em criar bonecos, pratos ou vasos de plantas e flores.
Fotos: mamapapabubba.com
Para um efeito mais personalizado e bonito, as crianças também podem pintar e criar padrões de textura na argila.
4- Produzir um globo de neve
Foto: diynetwork.com
Com um vidro vazio, um pequeno brinquedo de plástico, água, purpurina e cola, é possível fazer um globo de neve personalizado.
Modo de fazer: Cole o(s) boneco(s) na tampa do pote e espere secar. Sem seguida, encha o pote com água e purpurina das cores desejadas. Se você quis
er uma textura mais grossa, basta adicionar um pouco de glicerina. Depois é só fechar bem e sacudir!
Fazer um presente reutilizando materiais – um bonequinho velho, um pote – coloca a criança em contato desde cedo com a possibilidade de dar um novo valor a um objeto que seria descartado.
5- Montar um álbum de fotos
Fotos são pequenas janelas para lembranças. O natal é uma ótima ocasião para reunir lembranças em álbuns de fotografias, que podem ser totalmente personalizados, com legendas e histórias escritas à mão, montagens com as fotos, adesivos, e o que mais você quiser!
Para a criança é um exercício interessante de relembrar momentos familiares, ao mesmo tempo em que aprende a criar uma narrativa e exerce sua criatividade para montagens.
Fotos: marthastewart.com, polkadotchair.com e danipeuss.de