Relógio de sol | Labedu

Relógio de sol

Onde? Na praia.

Quanto tempo? 10 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

Que tal montar um relógio caseiro, simples e educativo? Convide a criança a coletar um graveto, palito de sorvete ou qualquer haste comprida que possa ser enterrada na areia e 12 conchinhas (ou pedras) que possam ser dispostas em círculo em volta dele. As pedras/conchas irão representar as horas e o graveto será o ponteiro. Conforme o sol incide sobre o graveto, sua sombra se formará apontando para algum ponto desse relógio e, com o passar do tempo, essa sombra mudará de lugar. Isso fará com que a criança perceba que a posição do sol tem tudo a ver com a duração do dia!

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Esse experimento irá mostrá-la na prática como o sol vai se movimentando no céu desde o amanhecer até que se ponha completamente à noite. Tal passagem começou a ser observada pelos primeiros seres humanos e marcada com esses utensílios que os ajudaram a formular as horas como conhecemos hoje.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades