Retratos de uma infância distante da tecnologia | Labedu
Casos e Referências

Retratos de uma infância distante da tecnologia

12 de janeiro de 2018

Vale a pena conferir essa seleção de imagens e compartilha-la com as crianças!

Numa era onde as tecnologias digitais têm dominado todas as conexões possíveis com o mundo fica até difícil lembrar como era a vida antes dos smartphones, tablets, jogos eletrônicos e afins.

É inegável que o avanço das ciências têm nos trazido uma porção de informações, facilidades e aperfeiçoamentos em muitas áreas, mas ainda assim não substituem a qualidade que as interações com o ambiente, com os outros, com os objetos, com o ócio e com aquilo que não está dado promovem para o desenvolvimento infantil e sua plasticidade. A riqueza do contato físico, das experimentações, da criação de brincadeiras e situações novas garantem descobertas de outra ordem, onde a criança é convocada a ampliar o seu repertório enquanto ser humano.

Uma valiosa coletânea de fotos preparada pela página Bored Panda nos ajuda a resgatar as infinitas possibilidades de ser criança e de inventar e reinventar o universo infantil, apenas com o entretenimento que os objetos e as cenas cotidianas propiciam – inclusive em espaços abertos e públicos, como as ruas. Essa lista serve para lembrarmos de que tudo o que as crianças precisam para se divertir é um pouco de imaginação.

post10051

post10052

post10053

post10054

post10055

post10056

post10057

Que tal aproveitar essas imagens para propor uma atividade lúdica com a criança? Vocês podem tentar reproduzir alguma das cenas numa foto ou num desenho, imaginar o que os personagens retratados estavam fazendo no momento do clique, inventar uma música pensando nessas fotografias, enfim, usem de toda a originalidade para produzir essa leitura por meio da arte! Também vale aproveitar, é claro, para deixar as tecnologias um pouco de lado e aproveitar os momentos livres como faziam as crianças retratadas nas imagens!

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar