Seguindo o mapa | Labedu

Seguindo o mapa

Onde? Em trânsito.

Quanto tempo? 20 a 40 minutos.

 

ATIVIDADE

Ao fazer um caminho desconhecido, muitas vezes precisamos recorrer a um mapa. Pensando nisso, uma boa proposta é escolher um lugar novo para ir com a criança e, para isso, utilizar um guia ou mesmo um mapa de celular com o localizador desativado. Trace a rota junto com a criança, observando as direções a serem seguidas, pontos de referência e nomes de ruas. Vocês podem inclusive demarcar o itinerário com uma caneta, caso utilizem um mapa de papel. Quando forem seguir a rota, levem o mapa e as indicações para consultarem quando for necessário. Depois que chegarem, conversem sobre as partes que foram mais difíceis e as que foram mais fáceis de coordenar para traçar o caminho.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Utilizar um mapa trabalha a abstração, a lateralidade e a localização geográfica a partir da identificação das correspondências entre as representações do mapa e os lugares reais. Aprender a perceber as coordenadas a seguir por meio dos pontos de referência do caminho é um exercício difícil, que exige uso do raciocínio espacial. Além disso, hoje em dia, com o sistema GPS, as crianças muitas vezes não chegam a utilizar mapas de papel ou que não apontem a direção a ser seguida a partir de um localizador virtual. Entretanto, pode ser importante aprender a fazer um caminho sem uso desses instrumentos, pois nem sempre essa tecnologia estará à disposição.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades