Semeando | Labedu

Semeando

Onde? Na feira.

Quanto tempo? 20 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

Em muitas barracas, especialmente em que se vendem frutas, é possível experimentá-las e encontrá-las já abertas. Leve um recipiente com tampa e veja se é viável recolher algumas sementes para plantar tais espécimes em casa, com a criança – o que pode ser feito num jardim ou mesmo num vaso. Lembre-se de gravar bem os formatos de cada uma para que se saiba depois o que estão cultivando e, em casa, de identificar o local ou o vaso onde cada semente foi plantada.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Essa atividade proporciona uma interação com a natureza, onde a criança aprenderá, na prática, que é preciso cuidar, olhar, regar, preparar uma boa terra para que um fruto seja gerado ali dentro. Além disso, os processos de crescimento de uma planta, desde o primeiro broto até começar a ganhar folhas e frutos, podem ser uma maneira ilustrativa bastante interessante para que os pequenos entendam o próprio desenvolvimento, que passa por etapas. Mais um ganho será obtido se essa árvore for capaz de gerar frutos para o consumo próprio, livre de agrotóxicos e rico em elementos que atraem borboletas, pássaros e abelhas. Eles não somente trarão uma biodiversidade para o seu quintal, como também serão agentes polinizadores de novas plantas.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades