Tchau, cocô! | Labedu

Tchau, cocô!

Onde? No banheiro.

Quanto tempo? 5 a 10 minutos.

 

ATIVIDADE

Muitas vezes os adultos não percebem isso, mas para as crianças, especialmente as pequenas, seu cocô é algo muito precioso e importante. Afinal, ele é uma de suas primeiras produções: algo concreto que sai de dentro e vai para fora. Assim, quando estiver limpando a criança, ou depois de ela usar o penico, uma boa ideia é valorizar essa “obra”, parabenizando por seu feito com palavras ou palminhas. Depois, no momento de jogar fora a fralda ou dar a descarga, despeçam-se do cocô, acenando e dizendo “Tchau!”.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao ter suas primeiras produções valorizadas, a criança sente-se mais confiante para expressar outras coisas que estão dentro de si. Percebendo a reação positiva dos adultos ao que é posto para fora, ela será incentivada a criar e compartilhar outros aspectos, fruto de suas elaborações, pensamentos e experimentações. Despedir-se do cocô também ajuda a criança a entender proximidades e afastamentos, encontros e despedidas.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades