Um mergulho nas ilustrações | Labedu

Um mergulho nas ilustrações

Onde? No quarto.

Quanto tempo? 5 a 15 minutos.

 

ATIVIDADE

Alguns livros são sempre muito apreciados pelas crianças e lidos e relidos várias vezes para elas! Você pode escolher um livro bem familiar para a criança e mostrar as ilustrações, conversando sobre elas. Chame atenção para a arte de ilustrar: “Você gosta desse tipo de desenho?”; “Por que será que a pessoa que fez esse desenho escolheu fazer esse personagem dessa maneira diferente?”; “Você acha que ilustrações que não são coloridas, como as deste livro, são bonitas?”; “Que material será que o ilustrador usou para fazer esse desenho?”. Também vale comparar as ilustrações de um livro com outro.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao conversar com a criança dessa forma sobre as ilustrações, você a convida a prestar atenção em uma nova linguagem, que também conta a história sem utilizar palavras, o que instiga a imaginação e a possibilidade de se relacionar com a narrativa. Aqui, a criança ainda tem a oportunidade de prestar atenção aos traçados e às cores e formas usadas pelo ilustrador, ampliando seus conhecimentos sobre os livros e percebendo que artistas diferentes têm estilos distintos. Do ponto de vista da aquisição da linguagem, amplia o vocabulário.

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades