fbpx

Vamos cozinhar juntos?

Onde? Na cozinha.

Quanto tempo? 15 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

Que tal escolher uma receita especial para fazer com a criança ou permitir que ela ajude a preparar uma refeição do dia a dia? Mesmo que ela não possa participar de todo o processo, talvez possa ajudar em algumas etapas do preparo ou da organização da mesa e da cozinha. Você pode pedir a ela que leia em voz alta a receita, ajude a cortar ingredientes e os separe nas quantidades corretas, mexa uma panela no fogo e ajuste o forno na temperatura certa. Ela também pode ajudar a pôr e tirar a mesa, a lavar e secar a louça junto com você e a guardar alguns utensílios de volta no armário. Importante: Sempre é preciso ter um adulto responsável supervisionando todas as atividades com crianças dentro da cozinha.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Essa atuação da criança na cozinha exercita a coordenação motora e a instiga a experimentar texturas, sabores, cheiros, etc. Além disso, a criança se sente pertencente a algo que tem a ver com o ambiente familiar e começa a assumir algumas responsabilidades em casa. Entra em contato com processos químicos que fazem parte do cozinhar, tais como misturas diferentes e seus aspectos e lida com a tarefa de relacionar medidas e quantidades. Também é uma boa oportunidade para que interaja com o texto da receita numa situação real de uso e exercite a leitura em voz alta.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Compartilhe
Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades

Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.